Novo Classe E Cabriolet

A Mercedes-Benz acaba de completar a família Classe E com o novo Classe E Cabriolet. Este cabriolet de quatro lugares com capota de lona clássica, combina o design sensual com o elevado conforto para os quatro ocupantes e com a mais moderna tecnologia disponível. Esta inclui a integração de smartphone com carregamento sem-fios e chave digital, um cockpit panorâmico de grandes dimensões e os mais avançados sistemas de assistência. Os potentes motores e os sistemas de suspensão confortáveis asseguram uma experiência de condução desportiva e ao mesmo tempo luxuosa. Como opcional, o Cabriolet pode ser equipado com o sistema defletor de ar elétrico AIRCAP e com o sistema de aquecimento da zona do pescoço AIRSCARF – para melhorar o conforto durante a condução com a capota aberta. Pela primeira vez, o Cabriolet também está disponível com sistema de tração integral 4MATIC.

O novo Cabriolet é o quinto e mais recente membro da família Classe E da Mercedes-Benz, que foi renovada totalmente no período de um ano. Ao mesmo tempo, a marca dá continuidade à sua tradição de fabrico de modelos Cabriolet de elevada qualidade com uma capota de lona clássica. Quando a capota está fechada, o Classe E Cabriolet evidencia uma silhueta idêntica à do Classe E Coupé e apresenta as mesmas proporções expressivas. A estreita ligação entre os dois modelos é igualmente aparente no design purista com destaque para as superfícies com linhas claramente marcantes e formas sensuais. Sensual e sóbrio em iguais proporções, o idioma de design representa elegância e inteligência. É o que dá forma ao visual do Cabriolet, evidenciando um carácter exclusivo - especialmente com a capota aberta.
A atraente secção dianteira com a grelha do radiador em padrão diamante posicionada a baixa altura e a estrela localizada ao centro, os faróis LED High Performance (ou os opcionais faróis MULTIBEAM LED de alta resolução), o capot prolongado de geometria pronunciada com power domes e os vidros laterais com possibilidade de serem totalmente abertos destacam o dinamismo do Cabriolet. As linhas da capota com óculo traseiro em vídeo fluem harmoniosamente até à imponente secção traseira. A linha de cintura expressivamente elegante juntamente com os farolins traseiros de tecnologia LED realçam o carácter desportivo do modelo de quatro lugares. Como nova característica, os grupos óticos traseiros também proporcionam um esquema de iluminação especial ao condutor quando este se aproxima ou deixa o veículo.
Com a capota aberta, a harmonia entre o design exterior e interior torna-se ainda mais evidente, acentuando os detalhes de elevada qualidade. O modelo inclui um novo elemento visual em alumínio anodizado e polido (alumínio mate no caso da linha de equipamento AMG) constituído pelo friso de revestimento no pilar A, friso superior do para-brisas, friso da linha de cintura e um friso de revestimento que circunda o lado exterior do compartimento de acondicionamento da capota de lona. A terceira luz de stop com lente transparente foi integrada harmoniosamente neste friso sob o compartimento de acondicionamento da capota de lona.
A suspensão rebaixada em 15 milímetros comparativamente à do Classe E Limo enfatiza igualmente o carácter desportivo luxuoso do Classe E Cabriolet. Desta forma, o modelo demonstra as suas características desportivas com as jantes de 17 polegadas, de série.

Capota de lona de qualidade premium
A capota de lona está disponível nas cores castanho-escuro, azul-escuro, vermelho escuro ou preto. O modelo é equipado de série com capota de lona acústica, totalmente automática. A sua estrutura de várias camadas com um isolamento exímio reduz a transmissão de ruído proveniente do exterior, o que permite aos ocupantes dialogarem mais facilmente entre si mesmo quando o veículo se desloca a alta velocidade. A estrutura da capota de lona tem um efeito igualmente positivo no que diz respeito ao conforto da climatização, tornando o Cabriolet um veículo adequado para ser utilizado durante todas as estações do ano.
Adotada do Classe S Cabriolet, a capota de lona também cumpre as exigentes normas de qualidade em termos de durabilidade e funcionalidade. Pode ser totalmente aberta e fechada em 20 segundos com o veículo a uma velocidade igual ou inferior a 50 km/h. Após a abertura, a capota é dobrada de forma silenciosa e é arrumada no seu compartimento de acondicionamento na bagageira. Uma cobertura retrátil separa a capota de lona do restante espaço da bagageira. Graças ao controlo totalmente elétrico incluído no pack opcional Cabriolet Comfort, o condutor não necessita de parar o veículo para operar manualmente a cobertura retrátil no interior da bagageira. A capacidade da bagageira de 385 litros (310 litros com a capota aberta) oferece todos os ingredientes certos para um elevado nível de praticidade no dia-a-dia. Os novos encostos do banco traseiro rebatíveis na proporção de 50:50 criam uma função de abertura de carga da bagageira no interior do habitáculo – outra vantagem no que diz respeito à versatilidade de utilização no dia-a-dia.

Interior – estilo sofisticado e luxo desportivo
O interior do novo Classe E Cabriolet tem uma geometria clara. A secção superior do tablier aparenta estar suspensa sobre os elementos de revestimento de proporções generosas, que fluem de forma sensual e contínua pelas portas dianteiras. Os materiais e o acabamento de elevada qualidade salientam o carácter desportivo e elegante do modelo e transmitem de forma notável a elevada classe do modelo.
Dois ecrãs de alta resolução de 12.3 polegadas (31.2 cm, resolução de 1920 x 720 pixels) disponíveis como opção – um argumento de venda único neste segmento – fundem-se por detrás de um painel de vidro partilhado para criar um ecrã largo que aparenta flutuar, combinando harmoniosamente com as secções superior e inferior do cockpit. O condutor poderá escolher entre três diferentes estilos de instrumentos virtuais no painel de instrumentos: "Classic", "Sport" e "Progressive".
O modelo de entrada na gama combina dois instrumentos analógicos redondos e um ecrã a cores de 7 polegadas (17.8 cm, resolução de 1000 x 600 pixels) com um ecrã central com largura diagonal de 8.4 polegadas (21.3 cm, resolução de 960 x 540 pixels). Os instrumentos analógicos redondos, o painel de instrumentos e o ecrã central estão instalados numa única moldura com acabamento em preto piano.
Os destaques desportivos distintivos incluem as saídas de ventilação em Silvershadow cuja forma é inspirada nas turbinas dos aviões.
O condutor tem à sua disposição várias opções para operar o painel de instrumentos, o sistema multimédia e outras funções: os botões táteis no volante, um touchpad que reconhece a escrita manual e o Controller na consola central, o controlo por voz LINGUATRONIC e os botões de acesso direto para controlar por exemplo, o ar condicionado, ativar e desativar confortavelmente certos sistemas de assistência à condução.
Os bancos modernos e luxuosos dos quatro ocupantes têm um carácter individual e desportivo. Os bancos desportivos estão equipados com apoios laterais, apoios de cabeça estruturalmente integrados e com o opcional sistema de aquecimento da zona do pescoço AIRSCARF. Os extensores automáticos dos cintos de segurança equipados de série nos bancos dianteiros ajudam os ocupantes a colocar os seus cintos de segurança. Os bancos traseiros fornecem agora uma abertura para acesso à zona de carga e estão também equipados com sistema de aquecimento, adequando ainda mais o modelo para uma utilização durante todas as estações do ano. Materiais de elevada qualidade e ambientes com cores vibrantes são combinados para criar um luxo desportivo e moderno. Os detalhes atraentes na cor azul iate em combinação com o bege macchiato conferem ao Cabriolet um visual agradável e exclusivo semelhante ao de um iate. Os detalhes opcionais incluem o revestimento em pele com propriedades refletoras de calor disponível em cinco cores. Também estão disponíveis nove opções diferentes de revestimento, incluindo dois acabamentos suaves em madeira porosa.
A iluminação do interior é obtida com recurso à duradoura e eficiente tecnologia LED. O mesmo se aplica à aperfeiçoada iluminação ambiente, disponível como opção com 64 cores e com uma função especial na forma de uma luz traseira no revestimento interior da capota de lona do Cabriolet.

A companhia constante do calor do verão
Os clientes que optam por um cabriolet gostam de conduzir sempre que possível com a capota aberta. É possível obter o máximo conforto no Classe E Cabriolet com a capota aberta graças ao opcional sistema defletor de ar automático AIRCAP e ao sistema de aquecimento da zona do pescoço AIRSCARF, tornando o ar do habitáculo ainda mais agradável mesmo a baixas temperaturas exteriores. O sistema defletor de ar automático AIRCAP foi desenvolvido especificamente para os modelos cabriolet da Mercedes-Benz. É constituído por um módulo defletor de ar elétrico integrado na estrutura do tejadilho junto ao para-brisas e um defletor elétrico atrás dos bancos traseiros. Com o simples pressionar de um botão, este sistema reduz a turbulência no interior do habitáculo, incluindo também o compartimento dos passageiros traseiros. O sistema AIRCAP está incluído no pack Cabriolet Comfort, que também inclui o sistema de aquecimento da zona do pescoço AIRSCARF para o condutor e para o passageiro dianteiro, que faz circular ar quente em torno da zona do pescoço quando a temperatura do ar exterior for baixa. A combinação destes dois equipamentos permite desfrutar de uma condução com a capota aberta também nos dias frios.

Maior e mais luxuoso
Comparativamente ao seu antecessor, o novo Classe E Cabriolet cresceu no que diz respeito ao comprimento, largura e à distância entre-eixos: com um comprimento de 4826 mm, uma largura de 1860 mm e uma altura de 1428 mm, o novo Classe E Cabriolet é sem dúvida o modelo de maiores dimensões. A dinâmica de condução é a principal beneficiária da maior largura das vias cujas dimensões correspondem a 1605 mm no eixo dianteiro (+67 mm) e 1609 mm no eixo traseiro (+68 mm). Este aumento da largura das vias beneficia particularmente os passageiros traseiros. Em cada um dos quatro bancos de elevada qualidade - com a particularidade dos bancos traseiros terem a forma de bancos individuais - o condutor e todos os passageiros poderão desfrutar de um verdadeiro conforto, mesmo durante viagens longas.

Cadeia cinemática
Durante o lançamento de mercado, estará disponível uma seleção de motores eficientes e potentes a gasolina e Diesel, incluindo as versões equipadas pela primeira vez com sistema de tração integral permanente 4MATIC. Posteriormente serão disponibilizados mais motores à gama inicialmente disponível. De série, todos os modelos estão equipados com caixa de 9 velocidades automática 9G-TRONIC, que permite rápidas passagens de caixa e baixas rotações do motor. Esta caixa de velocidades tem um efeito particularmente benéfico na eficiência e no ruído.
Suspensão: desportiva, ágil e confortável
A suspensão do novo Classe E Cabriolet foi concebida para oferecer um prazer de condução dinâmica e também um elevado conforto de condução. A suspensão DIRECT CONTROL afinada para o conforto, com um sistema de amortecimento dependente da amplitude e rebaixada em 15 milímetros comparativamente à suspensão do Classe E Limo, é um equipamento de série.
A suspensão DYNAMIC BODY CONTROL igualmente rebaixada com amortecimento adaptativo está disponível como equipamento opcional. Com esta suspensão, o condutor poderá modificar as características de amortecimento do modelo através do interruptor de controlo do sistema DYNAMIC SELECT. O sistema inclui uma vasta gama de opções de afinação entre os modos "Comfort", "Sport" e "Sport+".

Suspensão pneumática multicâmara AIR BODY CONTROL
O Cabriolet também está disponível opcionalmente com suspensão pneumática multicâmara AIR BODY CONTROL, já disponibilizada também no Classe E Limousine. Graças às três câmaras de diferentes tamanhos nas torres da suspensão do eixo traseiro e duas câmaras nas torres da suspensão do eixo dianteiro, o condutor poderá controlar a rigidez da suspensão em três níveis. Desta forma, os ocupantes desfrutam de uma suspensão básica suave além da sensação de segurança que a estabilidade do veículo proporciona a elevadas velocidades.
A suspensão pneumática multicâmara é reforçada através de um sistema de amortecimento adaptativo controlado eletronicamente. O amortecimento de cada roda é regulado de forma totalmente automática para se adaptar à situação atual de condução e à condição da estrada – como no caso de manobras de desvio ou em estradas de piso irregular. O sistema fornece um bom conforto de condução juntamente com uma excelente dinâmica de condução.
Utilizando o interruptor DYNAMIC SELECT, o condutor também poderá selecionar diferentes características da suspensão em combinação com o sistema AIR BODY CONTROL: "Comfort", ECO, "Sport", "Sport +" e "Individual".

DYNAMIC SELECT – escolha o seu próprio modo de condução
Contudo, o sistema DYNAMIC SELECT não só possibilita selecionar as características da suspensão em combinação com o DYNAMIC BODY CONTROL ou o AIR BODY CONTROL, como também permite ao condutor influenciar outras configurações do veículo – como a resposta do acelerador, a função ECO start/stop, os pontos de engrenamento da caixa de velocidades automática e muito mais. Em função do nível de equipamento, o sistema DYNAMIC SELECT fornece os seguintes modos da transmissão: "Comfort", "ECO", "Sport", "Sport +" e "Individual". O modo "Individual" permite ao condutor configurar os modos da transmissão da sua preferência.

Materiais de construção e segurança estrutural
Num cabriolet, a ausência de um tejadilho resulta sempre numa menor rigidez da carroçaria. Os engenheiros da Mercedes aplicaram medidas específicas de compensação durante o desenvolvimento do modelo. Por exemplo, conceberam estruturas excecionalmente rígidas para a secção dianteira e para o piso da carroçaria, permitindo desta forma uma elevada dinâmica de condução.
A construção inteligente de baixo peso com recurso a materiais híbridos em alumínio - uma característica dos modelos Coupé - foi mantida. A maioria dos componentes da carroçaria é construída em alumínio fundido e chapa de aço. As asas dianteiras, o capot e a tampa da bagageira são construídas em chapa de alumínio. O Cabriolet não só respeita todos os atuais requisitos nacionais e internacionais, como também as mais exigentes normas internas de segurança da Mercedes-Benz, que são baseadas no que acontece nos acidentes reais.

Proteção de segurança
Na eventualidade de um acidente, a elevada segurança estrutural da carroçaria e a extensa variedade de sistemas de retenção oferecem uma segurança ideal. Estes incluem:
• Tensores pirotécnicos e limitadores de força dos cintos de segurança de todos os bancos dianteiros e traseiros
• Tensor reversível do cinto de segurança PRE-SAFE® nos bancos dianteiros
• Airbags frontais para o condutor e passageiro dianteiro
• Um airbag para os joelhos do condutor
• Airbags do tórax/bacia para o condutor e passageiro dianteiro
• Opcional: airbags de cortina integrados na extremidade superior dos painéis das portas dianteiras, para proteger a cabeça dos ocupantes na eventualidade de impactos laterais severos (airbags para a cabeça)
• Opcional: airbags laterais traseiros
O sistema de proteção contra capotamento foi desenvolvido especificamente para o Cabriolet. É constituído por dois cartuchos que se encontram totalmente retraídos atrás dos bancos traseiros e portanto ocultados. Em caso de capotamento iminente, estes cartuchos são acionados através de atuadores pirotécnicos para que possam ser estendidos para fora e criar um espaço de segurança para os ocupantes juntamente com o pilar A.

Todas as inovações do Classe E a bordo
Como membro da atual família Classe E, o novo Cabriolet oferece as características conhecidas dos modelos Classe E Limo e Coupé. O Assistente Ativo de Travagem é um equipamento de série. O sistema pode avisar o condutor sobre colisões iminentes, fornecer uma assistência ideal através de uma travagem de emergência e se necessário, poderá também efetuar uma travagem autónoma. Além dos veículos em marcha lenta, em processo de paragem ou parados, o sistema também pode detetar pedestres a atravessar a zona de perigo em frente ao veículo.
Outros destaques incluem o pack Assistência à Condução com o evoluído Assistente Ativo da Distância DISTRONIC incluindo o Assistente Ativo da Direção: em todas as estradas, não só permite manter o veículo à distância correta atrás dos veículos em frente, como também pela primeira vez permite segui-los automaticamente a uma velocidade de até 210 km/h.

MAGIC VISION CONTROL com função Cabriolet
O equipamento opcional inclui o MAGIC VISION CONTROL, o sistema inteligente e altamente eficiente de lavagem e limpeza do para-brisas. Os canais de água integrados em ambos os lados da escova do limpa para-brisas, fornecem o líquido de lavagem diretamente na zona em frente à escova em qualquer momento, de acordo com a direção do movimento da escova. O sistema permite uma limpeza ideal do para-brisas sem salpicar água, evitando desta forma a perturbação momentânea da visibilidade do condutor. Adicionalmente, quando a capota de lona se encontra aberta, o sistema de controlo eletrónico do limpa para-brisas do Cabriolet reduz a quantidade de água aplicada, fornecendo apenas a quantidade necessária na zona imediatamente em frente à escova, principalmente no movimento de descida do braço da escova. Desta forma, o para-brisas pode ser convenientemente limpo a qualquer velocidade do veículo e com a capota aberta - sem salpicar água para o interior do veículo. No inverno e em condições de baixa temperatura ambiente, o sistema completo, incluindo as escovas do limpa para-brisas, é aquecido para evitar a aderência de neve ou gelo ao para-brisas.

Destaques individuais
O Cabriolet que já é fornecido de série com uma grande variedade de equipamento, poderá ainda ser complementado com uma extensa gama de opções de personalização. A linha de equipamento AMG Line está disponível para salientar o dinamismo do Cabriolet. As diferenças principais comparativamente à linha AVANTGARDE de série incidem nos para-choques, nas saias laterais e nas jantes de maiores dimensões com visual AMG. Os pontos na grelha do radiador em padrão diamante possuem revestimento cromado enquanto os discos dos travões no eixo dianteiro são perfurados. O interior incorpora equipamentos como os bancos com revestimento ARTICO/DINAMICA preto de elevada qualidade com pespontos contrastantes, o pack Bancos Comfort e um volante desportivo AMG revestido em pele.

Cabriolet adequado para uma utilização em todas as estações do ano
O Classe E Cabriolet evidencia um nível excecionalmente elevado de versatilidade no dia-a-dia. É adequado para uma utilização em todas as estações do ano e todas as condições climatéricas graças ao opcional sistema defletor automático AIRCAP, ao sistema de aquecimento da zona do pescoço AIRSCARF e a inúmeras características adicionais:
• Isolamento térmico da capota de lona para proteger os ocupantes contra o calor e o frio
• Pele com propriedades refletoras de calor em conjunto com os opcionais equipamentos em pele
• Encostos individualmente rebatíveis do banco traseiro com abertura de carga da bagageira
• Por exemplo, a opção de instalação de um gancho de reboque para transportar bicicletas
• Um aquecedor auxiliar programável opcional
• Sistema de tração integral 4MATIC opcional

Integração total de smartphone
O opcional sistema infotainment COMAND Online marca uma nova era da ligação em rede e da digitalização. O sistema permite uma fácil integração do smartphone no sistema infotainment através da ligação por antena capacitiva e do carregamento sem-fios. Desta forma, os telemóveis compatíveis podem ser carregados sem necessidade de ligar um cabo a uma fonte de alimentação, e podem ser ligados à internet através da antena exterior do veículo. Utilizando a Comunicação Sem-Fios de Curto Alcance, o smartphone do cliente torna-se a chave digital do veículo com a qual é possível trancar, destrancar e ligar o veículo.
Se o veículo estiver equipado com COMAND Online, é possível utilizar o sistema infotainment baseado em smartphone CarPlay® da Apple assim como o Android Auto™ da Google.

Internet e Live Traffic Information na versão básica
O sistema infotainment Audio 20 USB está disponível como alternativa ao COMAND Online. Tal como o COMAND Online, este sistema está equipado com sistema mãos-livres Bluetooth® e permite ligar à internet um telemóvel equipado com função Bluetooth®, com cartão SIM e opção de ligação de dados móveis. Em conjunto com o SISTEMA GARMIN® MAP PILOT, o Audio 20 USB e o COMAND Online permitem receber informação de trânsito atualizada e rigorosa em tempo real a partir do sistema Live Traffic Information. Com o COMAND Online, uma nova tecnologia designada de "Free Flow" utiliza linhas verdes para indicar de forma clara onde se encontram os trajetos sem congestionamento de trânsito. Também são considerados e indicados os relatórios de trânsito relativamente a estradas secundárias.

Controlo da climatização sensível para uma condução com a capota aberta
Especialmente desenvolvido para modelos cabriolet, o sistema de controlo da climatização atua em função da posição da capota durante a condução do veículo. Contrariamente aos sistemas convencionais, a climatização é controlada de forma totalmente automática. Isto significa que o condutor não necessita de selecionar um modo em função da capota se encontrar fechada ou aberta, nem necessita de gravar as definições de temperatura para estas condições de condução. Uma função redundante executa a importante tarefa de obter uma transição impercetível durante a abertura e o fecho da capota para um máximo conforto de climatização.

Uma história gloriosa: Modelo especial do "25th Anniversary"
A Mercedes-Benz lançou uma quarta versão de carroçaria do segmento médio na primavera de 1992 – o 300 CE-24 Cabriolet. Atualmente este modelo cabriolet de quatro lugares é bastante procurado por colecionadores. A revista de automóveis "auto, motor & sport" comprova este facto na sua edição online: "Há muitos anos, só um número muito restrito de pessoas tinha conhecimento do real valor dos Cabriolets da série 124. Atualmente são amplamente considerados um dos melhores investimentos."
Passados 25 anos, a Mercedes-Benz presta uma homenagem a este primeiro Cabriolet na família Classe E através do lançamento do modelo "25th Anniversary", destinado principalmente a colecionadores e amantes de veículos exclusivos. Os destaques do luxuoso e exclusivo modelo "25th Anniversary" Edition incluem jantes de liga leve de 20 polegadas e 5 raios duplos, o pack Cabriolet Comfort, revestimento em madeira de olmo porosa, o pack AIR BALANCE com fragrância exclusiva "DAYBREAK MOOD", iluminação dos painéis das embaladeiras das portas com inscrição Mercedes-Benz, tapetes de veludo com a inscrição "25th Anniversary Edition" bordada, iluminação ambiente e sistema de lavagem e limpeza do para-brisas MAGIC VISION CONTROL. O interior é caracterizado por equipamentos designo de elevada qualidade na nova combinação de cores de bege macchiato/vermelho tizian. Um elaborado padrão diamante com perfurações criteriosamente posicionadas destaca o carácter luxuoso do novo Classe E Cabriolet. Estão disponíveis pinturas de exterior na nova cor vermelho rubelite metalizado ou prata irídio, ambas em combinação com a capota de lona de cor vermelho escuro. A presença exclusiva do modelo especial é salientada pelas insígnias "25th Anniversary" nas asas dianteiras e na consola central.